Como temperar (salgar) carne para churrasco corretamente!

tempero sal carne churrasco


Hoje venho esclarecer a dúvida de muita gente que vai assar um churrasco. Muitos se perguntam se deve colocar pouco ou muito sal na carne, se deve temperar antes ou depois de pronta, se precisa esfregar o sal na carne e se aplica dos dois lados ou não.

São essas e outra dúvidas que frequentemente vemos as pessoas se perguntarem durante o preparo de um belo churrasco, mas que hoje serão desvendadas aqui no blog Guia da Cozinheira.

As vezes, a pessoa compra uma carne de qualidade, uma carne muitas vezes cara para agradar os amigos e familiares, prepara o fogo corretamente, tira no ponto certo, mas na hora de servir decepciona todos devido a quantidade de sal, deixando muito salgada ou insossa.

Passo-a-passo para salgar o churrasco

1 - Comprou a carne e ela está congelada, coloque ela para descongelar lentamente. Não coloque na água quente ou micro-ondas para acelerar o descongelamento. A carne do churrasco deve estar em temperatura ambiente para que o ponto interno fique correto.

2 - Se o carne for assada na grelha, corte em pedaços, bifes ou steaks de aproximadamente 2 dedos de espessura. Se prefere fazer a peça inteira no espeto, desconsidere essa etapa.

espessura bife churrasco
Foto do canal Tennessee Steak House

3 - Agora, 3 minutos antes da carne ir para o fogo, é hora de aplicar o sal. Tanto faz se você usa o al grosso tradicional, sal de parrilla ou temperado, o processo é o mesmo. Pegue uma porção de sal com a mão e solte levemente em um lado da carne (tipo uma nuvem de sal), cobrindo esse lado inteiro, mas sem excesso, ou seja, não precisa exagerar nem esfregar a mão na carne para ele colar.

4 - Vire o bife e repita o processo do outro lado.

5 - Coloque a carne do churrasco na grelha e observe que com a temperatura do carvão, irá subir o líquido da carne (suco) e esse líquido irá sugar o sal aplicado na carne, temperando ela internamente na medida certa. 

liquido suco carne churrasco
Foto do canal Churrasqueadas

6 - Se você usou um sal mais fino, tipo de parrilla, pode ser que não precise bater a carne depois de assada, mas se você aplicou o sal grosso, é provável que preciso dar leves batidas no churrasco assado para remover o excesso e evitar que a pessoa que vai comer não morda as pedrinhas.


Então é isso, galera! Espero que eu tenha esclarecido a dúvida que você tinha a respeito da salga da carne de churrasco e agora é hora de colocar em prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer Costela Fogo de Chão - Passo-a-passo!

Como fazer Chips de macarrão ou macarrão pururuca!

Como é feita e o que vai dentro da Salsicha!