Explicaremos para você como é produzida a salsicha e o que vai dentro dela, ou seja, quais os ingredientes que são utilizados para a fabricação desse alimento tão comum na mesas das pessoas.
É difícil encontrar uma pessoa que não gosta de um cachorro quente caprichado, com bastante recheio e maionese caseira para dar o toque final.
Sair de uma festa e ir com os amigos até uma barraca de cachorro quente ou levar toda a família num final de semana até um local desse é bem clássico.
Mas, você já parou para pensar como é o processo de fabricação da salsicha? Acredito que alguns de vocês até já tentou imaginar como é feito ou alguém falou uma história que não foi tão convincente. Então, eu estou aqui para te esclarecer de uma vez por todas.
Do que é feita a salsicha?
Os ingredientes usados ou as matérias primas utilizadas são as sobras da carne de boi, galinha e carne de porco que fica na carcaça dos animais. Ou seja, depois do boi, frango ou porco serem carneados e removidas as carnes que serão vendidas, o que sobra é usado na salsicha, tipo: pele, orelha, nariz, olhos, bochechas, algumas vísceras e outros.
Como é produzida a salsicha?
As salsichas comuns, mais utilizadas em cachorro quente são produzidas em fábricas através de um processo automatizado quase sem nenhum contato humano.
1 -Primeiro essas carnes são cortadas em pedaço bem pequenos. Depois vão para um aparelho que mói ainda mais e transforma esses pedaço em uma pasta homogênea.
2 - Feito isso, é acrescentado os temperos, o sal, amido de milho, conservantes e extensores que tem a função de melhorar a ligação entre a água e gordura.
3 - Depois de sair da máquina chamada de Cutter, a mistura resultante é colocada dentro de tripas que podem ser naturais (tiradas de outros animais) ou sintéticas (produzidas pelo homem). Por isso, esses tipo de alimentos são conhecido como Embutidos ou Enchidos.
4 - Após encherem as tripas com a mistura, enroladas e amarradas, chegou a hora de processo de cozimento do embutido. Elas são colocadas em estufas onde a temperatura é por volta dos 80 graus Celsius e só saem da estufa quando o interior da salsicha atinja 70 graus.
5 - Após o cozimento, as salsichas passam por um banho de água gelada, no intuito de dar um choque térmico e matar microrganismos que possam ter sobrevivido mesmo depois do cozimento a 80 graus de temperatura.
Pronto! Elas estão prontas e já podem ir para o setor de embalagem para, posteriormente, serem comercializadas nos mercados como estamos acostumados a ver e comprar.
O que achou de todo esse processo? Imaginou que os embutidos de salsicha eram feitos dessa maneira? Sabia que o que vai dentro delas é sobras de carne?
Comentários
Postar um comentário