Como cortar, picar ou descascar cebola sem chorar - 3 dicas infalíveis!
Aprenda como cortar, picar ou descascar cebola sem chorar. Se tem uma coisa que incomoda a cozinheira, a dona de casa ou qualquer pessoa que vai preparar a comida, é o tal do líquido da cebola que faz as pessoas lacrimejarem e faz o olho arder.
Portanto, vim aqui trazer 3 dicas infalíveis para você colocar em prática na cozinha durante o preparo do almoço, da janta, durante o tempero da carne de porco ou de boi, do feijão e outros, evitando esse momento tão desagradável que faz arder os olhos.
Porque a cebola faz chorar?
O que faz a gente lacrimejar quanto pica as cebolas é a liberação de um gás devido a combinação de algumas enzimas e outros compostos que já estão nas células da hortaliça.
Essa mistura desses compostos com a enzima só acontecem durante o corte, por isso, quando estão em exposição no mercado ou na geladeira elas não irritam os olhos.
Dicas para cortar cebola sem chorar
1° dica - geladeira
Coloque a cebola de 10 a 15 minutos no freezer. Isso reduzirá a quantidade de enzima ácida sem alterar o sabor da hortaliça, fazendo com que não se misture com os outros compostos e evite a produção do gás irritante aos olho.
- Veja também: como são feitas as salsichas.
2º dica - vela acesa
Ao cortar a cebola, ela libera as enzimas Alinase que se mistura com o óxido sulfúrico, criando o ácido sulfínico. A vela acesa ao lado da tábua de corte da hostaliça queima as enzimas e o ácido que é bem volátil, evitando que ele chegue até os olhos.
3° dica - água
Acho que essa é a dica mais comum usada pelas pessoas que conhecem. Descasque as cebolas e coloque embaixo d'água para picar. A água não irá deixar os gases circularem nem chegarem até a região dos olho.
Você pode fazer isso colocando embaixo de água corrente com a torneira ligada ou mergulhando a cebola em uma bacia cheia de água. Atenção com o desperdício!
Além dessa dica, dizem que se você encher a boca com água durante o processo de descascar, cortar ou picar a cebola, a pessoa também não chora. Não sei se funciona, mas vale o teste né!
Então, gostou das nossas dicas rápidas de hoje?
Não esqueça de compartilhar com quem precisa saber disso também e comente algo logo abaixo sobre o que achou.
Comentários
Postar um comentário